Empresa

A JCO & Associados foi instituída em 2005 com o propósito de prestar serviços na área de Segurança e Saúde no Trabalho – SST em atividades de consultoria em várias áreas, notadamente em diagnóstico de aspectos culturais em SST, gestão de risco no trabalho, avaliação de cumprimento de procedimentos operacionais, com foco na prevenção de acidentes, revisão de regras formais de SST, abordagem comportamental em SST, treinamento em gestão de risco no trabalho para colaboradores de todos os níveis hierárquicos, treinamento em investigação de acidentes para lideranças e técnicos do SESMT, palestras para lideranças com foco em aspectos organizacionais e comportamentais, auditoria customizada, acompanhamento em perícias médicas e de engenharia de segurança do trabalho, orientação para aposentadoria de lideranças, dentre outras atividades associadas à promoção e valorização da vida na sua relação com o trabalho.

 

No que tange à avaliação de cultura de Segurança e Saúde no Trabalho (aspectos técnicos, organizacionais e comportamentais) foram realizados mais de 60 diagnósticos em empresas de grande porte de diversos ramos de atividades, com concentração em mineração, siderurgia, metalurgia, papel e celulose, fabricação de cimento, fertilizante e eletromecânica, envolvendo mais de 100 mil trabalhadores, 14.000 ocupantes de cargos de liderança e 3.800 profissionais do SESMT.

 

Das barreiras identificadas três se destacaram como ponto crítico na gestão das ações de SST: a) indefinição do estágio de maturidade vivenciado pela empresa, b) ausência e/ou deficiência de planejamento e c) ausência de definição formal de atribuições e de responsabilidades das lideranças na condução das ações de SST.